A história da AJS encontra-se vinculada, também, com o Direito Eleitoral, fato este que se deve a intensa militância política entre muitos de seus sócios ou associados.
Desta militância surgiu o acompanhamento de processos eleitorais, desde a década de 90. Este acompanhamento adveio a especialização também neste ramo do direito, o qual é tão importante e produz reflexos na vida de todos os cidadãos e cidadãs.
A democracia representativa encontra-se calcada nas eleições para vereadores, deputados (estaduais/federais), senadores, prefeitos, governadores, presidente e vice.
É a partir destes representantes - e das maiorias que consigam formar- que surgiram as leis e os rumos de uma cidade, estado, país.
As regras destinadas a regular aos processos eleitorais visam assegurar a lisura dos pleitos, ou seja, a concorrência em condições de igualdade.
O conhecimento destas regras específicas (propaganda eleitoral, condutas vedadas, abuso de poder econômico, prestações de contas etc) são fundamentais para minimizar a ação do capital como instrumento capaz de desequilibrar o resultado de eleições.
A AJS, tendo conhecimento destas regras e da importância dos processos eleitorais tendo sido presença constante em eleições nos mais diversos municípios da região sul do Estado do Rio Grande do Sul, tendo assessorada candidaturas ao executivo e legislativo.
Dada a importância do tema a AJS conta como atualizada e moderna biblioteca referente ao tema, além de profissionais qualificados e experientes no tema.